segunda-feira, 11 de maio de 2020

HOMILIA DO 5° DOMINGO DA PÁSCOA

Seguir Jesus na comunidade Cristã - 10 de Maio de 2020

Caros irmãos e irmãs aqui presentes e você que nos acompanha pelas redes sociais, estamos celebrando hoje o quinto domingo da páscoa, o domingo do caminho. Jesus Cristo é o caminho que leva ao Pai e nosso seguimento a Ele se dá por meio da comunidade cristã. Nesta santa liturgia temos esta profunda relação entre os textos bíblicos proclamados na liturgia da palavra. Na primeira e segunda leitura dando ênfase ao tema da Igreja e no evangelho segundo São João (14, 1-12) o tema do caminho.

Nos Atos dos Apóstolos continuamos a escutar as características da comunidade cristã de Jerusalém. A comunidade é formada por homens e mulheres diferentes, os cristãos de origem grega e os cristãos de origem judaica. A comunidade cristã não é perfeita, é uma realidade onde se busca conviver. Outra característica é a função da autoridade. Recorrem aos apóstolos e estes decidem a situação por meio de um poder repartido, pedindo que eles mesmos escolham sete homens de boa fama para o serviço da caridade.  A comunidade é o lugar da Palavra. Por três vezes faz referencia a ministério da Palavra durante a leitura e é esta palavra que faz crescer a comunidade.

Na segunda leitura tirada da carta do apóstolo Pedro o tema em ênfase é a pedra angular, Jesus Cristo, que foi dada aos homens como pedra de salvação e que estes agora formam uma “raça eleita”, um novo povo. A Igreja é essa realidade nova que nasceu da fé em Jesus Cristo.

O tema da Igreja, comunidade de convocados, se liga perfeitamente ao evangelho que hoje ouvimos. Podemos subdividir o texto sagrado em quatro partes: a despedida de Jesus; Jesus como caminho ao Pai; a união entre o Pai e Jesus; os frutos da fé em Jesus.

Jesus começa consolando o coração dos discípulos e que estes não fiquem com o coração angustiado, pois, todos tem um lugar na casa do Pai. A ausência de Cristo não pode paralisar os discípulos, antes eles precisam ter fé em Jesus como já têm fé em Deus. A segunda parte do texto vem quando Tomé pergunta a Jesus para onde ele vai, e o Senhor responde não dizendo para onde vai, mas afirmando que ele é o caminho, a verdade e a vida. Caminho que leva ao Pai, verdade que liberta e a própria vida. O terceiro aspecto do evangelho é a intima união da vontade do Pai e do Filho, ao que Jesus responde para Filipe, “quem me viu, viu o Pai”. “Eu estou no Pai”. O versículo 12 apela que os que creem em Cristo podem fazer as obras que ele fez e obras ainda maiores. A fé em Jesus Cristo mesmo aparentemente ausente garante aos discípulos esta certeza.

Peçamos a Deus a graça de viver na comunidade cristã seguindo o caminho que leva ao Pai, Jesus Cristo, e nossa fé nele seja capaz de nos levar a praticarmos a principal obra realizada por ele que foi salvar vidas.

Padre Raimundo José Ribeiro da Silva
Pároco da Paróquia São João XXIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário