CRISTO, BOM PASTOR, DÁ A VIDA POR TODOS0 - 03 de Maio de 2020
Irmãos e irmãs o primeiro quadro do evangelho de João sobre Jesus é a definição do Cristo como Porta do rebanho. O segundo quadro ou imagem típica do Cristo é a definição de Cristo como o Bom Pastor. “Eu sou o Bom Pastor”. Ele se apresenta como “O Pastor”, o bom. Com isso quer dizer que Nele se encontra as condições eminentes de um pastor; é um pastor espiritual digno deste nome. E vai usar este “tema” para expressar os aspectos de sua obra de bom pastor.
O primeiro aspecto é que o Bom Pastor “dá a sua vida por suas ovelhas”. Se expressa aqui a solicitude do Bom Pastor, Cristo, apontado com elementos alegóricos, talvez inspirado em Davi, tipo de messias, que era pastor: que perseguia o leão que lhe havia roubado uma ovelha (1Sm 17, 34-36). Mas, frente ao bom pastor está o pastor assalariado, que não pode ter, naturalmente, esta estima pelo rebanho. E assim, ao ver o lobo, abandona o rebanho, pondo-se a salvo, e o lobo as arrebata e dispersa. Alguns padres como Agostinho, João Crisóstomo e vários autores pensaram que o pastor assalariado significava os fariseus e o lobo, que “arrebata e dispersa as ovelhas significava o diabo. Frente a esses maus pastores, que fogem ante os perigos de seu rebanho, Cristo é para o rebanho o bom pastor, que de tal maneira vigia e apascenta, que chega a “dar sua vida em proveito de suas ovelhas”. O que aqui se diz, sapiencialmente, como condição de todo bom pastor, é um ensinamento e uma profecia de sua morte redentora.
O segundo aspecto de sua obra de bom pastor em o conhecimento que Ele tem de suas ovelhas, o mesmo que elas tem dele. E isso num duplo aspecto: as ovelhas de Israel e os gentios. “Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas conhecem a mim, como o Pai me conhece e eu conheço o Pai”. Entre Cristo e as ovelhas existe um conhecimento recíproco. Mas o conhecimento universal e sobrenatural de Cristo pelas ovelhas de seu rebanho está muito íntimo. Não é por um sinal externo, mas por algo mais íntimo, mais profundo e autêntico, baseado na semelhança de como o Pai e o Filho se conhecem, que não é somente um conhecimento intelectual, mas um conhecimento por sua vez intelectual e amoroso. As ovelhas amam o Cristo como Filho de Deus encarnado. No fundo de todo esse conhecimento amoroso existe uma predestinação, que ressalta imediatamente é a ternura com que Cristo conhece e ama. E são as ovelhas que conhecem sua voz e Ele vai adiante delas em sua vida e lhe chama por seu nome. Estas ovelhas são seus discípulos que sabem que Ele é o filho de Deus e assim lhe amam. E amando-o como tal lhe seguem: são seus discípulos.
O terceiro aspecto da obra do Cristo Bom Pastor é que tem que estender a sua solicitude a universalidade do rebanho. Por isso proclama com ânsia de verdadeiro bom pastor: “tenho outras ovelhas que não são desse redil, e a estas é preciso que as conduza e que escutem minha voz; e será um rebanho e um pastor”. A obra redentora do Filho chega a todos, ou seja, os pagãos.
Na primeira leitura o apóstolo Pedro, pastor da Igreja primitiva, apresenta o esquema para pertencer a este novo rebanho dos salvos por Cristo. São necessários três passos: converte-se; ser batizado; receber o Espírito. Na segunda leitura o mesmo apóstolo diz que “andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas”.
Hoje celebrando o 57º. Dia mundial de oração pelas vocações, o domingo do Bom Pastor, peçamos ao Senhor ressuscitado que sustente na fidelidade os pastores da Igreja e que Ele chame muitos jovens para as vocações específicas, especialmente, para o sacerdócio ministerial.
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