O terceiro domingo da quaresma, especialmente o ano A da liturgia, é propício para se
celebrar o primeiro escrutínio para os que se preparam para receber os sacramentos pascais, mas
não só para estes, a comunidade como um todo se renova. Por isso, que a liturgia da Palavra desse
domingo é uma verdadeira catequese sobre a necessidade de receber Jesus Cristo como Senhor por
meio do Batismo. A samaritana significa toda a humanidade sedenta de Deus, perdida no pecado e
resistente.
Em seis passos vamos olhar o texto sagrado.
Encontrar com Jesus - superação das divisões (Jo 4, 1- 6). Jesus Cristo voltando da Judeia
para a Galileia decide entrar na Samaria por um caminho que geralmente os judeus evitavam devido
as animosidades históricas e religiosas com os samaritanos. Jesus Cristo não se sujeita aos
esquemas que dividem os homens, antes se aproxima, e isto Ele sempre fez desde o ministério de
sua encarnação. Era meio dia. No evangelho de São João o binômio Luz/Trevas é bem presente, e
aqui este meio dia significa mais que a hora cronológica, lembremo-nos que o Cristo padeceu de
meio dia até as três da tarde. É a hora das trevas e é aí que Cristo procura a humanidade,
representada na mulher samaritana.
Dialogar com Jesus - desarmar-se (Jo 4, 7-15).
Jesus Cristo é o iniciador do diálogo pedindo
água a mulher. Se por um lado Cristo se arrisca em “puxar” a conversa a mulher, por sua vez, repete
a prática de seus conterrâneos, de não se comunicar com judeus. O diálogo fecundo com Jesus e a
promessa da agua viva, Ele mesmo, desarma a mulher e seu preconceitos.
Um passo da fé - vejo que és um profeta (Jo 4, 16-19). A conversa permanece no nível
exterior. Então Jesus faz sua segunda investida para convencer a mulher sobre a necessidade de
receber a água viva. “Vai chamar teu marido”. Chega uma hora que a “ficha cai”, a palavra mexe na
vida, vai onde a gente menos espera.
Ao falar da vida que a mulher tinha, ou seja, quando a Palavra
alcança a vida aí é diferente. A atitude da mulher é professar a fé em Jesus: “vejo que és um
profeta”.
O culto em Espírito e Verdade - Deus é Espírito (Jo 4, 20-24). A catequese agora se
encaminha para a verdadeira imagem de Deus que os judeus tinham. Adorar Deus somente no
templo de Jerusalém ou no Monte Garizim. Estas barreiras cultuais não existem mais para quem
recebe Jesus Cristo. Onde quer que estejamos o nosso culto é Cristo.
Segundo passo da fé - sei que virá o Messias (Jo 4, 25-28). No diálogo fecundo com Jesus a
mulher deixa escapulir que ela já tinha escutado as escrituras, as promessas, e chega a dizer que
“quando o Messias chegar vai nos ensinar isso tudo”. Aqui chega ao clímax do diálogo e Cristo de declara: “Sou eu que estou falando contigo”. Ele é a epifânia do amor do Pai, a expressão de seu
ser. A mulher abandona o seu “balde”, não precisa mais daquela água porque agora encontrou a
água viva.
Terceiro passo da fé – Anunciar Jesus (Jo 4, 26-42).
Quem conheceu Jesus Cristo não pode
ficar no isolamento, somente para si uma experiência exitosa, mas anunciar e testemunha a graça
para os outros. Muitos ouviram a mulher e foram se encontrar com Jesus.
Pe. Raimundo José Ribeiro da Silva
Pascom
Paróquia São João XXIII
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