domingo, 29 de março de 2020

HOMILIA DO PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA

VENCER A TENTAÇÃO NA FORÇA DO ESPÍRITO E DA PALAVRA 

Queridos irmãos e irmãs começamos nossa caminhada quaresmal, e neste primeiro domingo quero apresentar o nosso programa para esta quaresma. A própria liturgia da Igreja nos fornece o esquema para nossa renovação e assim podermos chegar às alegrias da celebração da Páscoa. 
Primeiro domingo – no deserto Jesus vence a tentação; 
Segundo domingo - Jesus mostra sua glória; 
Terceiro domingo – Jesus, fonte de água viva, sacia a sede da samaritana; 
Quarto domingo – Jesus, luz do mundo, cura o cego de nascença; 
Quinto domingo – Jesus ressuscita o amigo Lázaro; 
Voltemos à liturgia de hoje. A mensagem central que tiramos da palavra proclamada nesta liturgia é que Cristo vence a tentação do diabo na força do Espírito Santo e pela Palavra de Deus. Esta também é a proposta para todos nós, vencermos as ciladas do inimigo pelas armas que o próprio Jesus usou. Na primeira leitura do livro do Gênesis narra que Deus criou o homem para a vida e a felicidade, mas o egoísmo da criatura, que quer ser Deus, leva a cair na maior frustação possível que foi perder a graça de Deus pela proposta do inimigo. A criatura deixa de ouvir a voz de Deus e passa a ouvir outras vozes dissonantes. 
Esta realidade da humanidade separada de Deus foi superada pela ação do novo Adão, Jesus Cristo, que reconciliou a criatura com Deus Pai de novo, isto São Paulo deixa bem claro na segunda leitura. Nosso Senhor Jesus rejeita as proposta fáceis do diabo e escolhe a Palavra de Deus como arma contra as investidas do inimigo. Tentação do prazer (pedras virarem pão) - o homem vive da Palavra e não só dos instintos; Tentação do poder (tirar a vida, se jogar) – não atentar contra a vida, na qual só Deus é Senhor; Tentação do ter – (tudo será teu) – Deus é nosso tudo, “adorar somente a Deus”. Caros fiéis com que armas temos lutado contra as tentações? O evangelho diz que na força do Espírito o Senhor foi levado ao deserto e foi tentado. 
Foi pelo mesmo Espírito que Ele venceu o diabo. Outra marca para a vitória foi a Palavra de Deus, que a cada tentação o Senhor rebatia com a própria escritura. Que o Senhor Jesus Cristo, vencedor do mal, nos acompanhe nesta caminhada quaresmal.

Pe. Raimundo José Ribeiro da Silva
Pascom
Paróquia São João XXIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário