domingo, 21 de janeiro de 2018

HOMILIA DO 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

Irmãos e irmãs, hoje, dia do Senhor, estamos reunidos para celebrar a ação de graças perfeita que agrada o nosso eterno Pai, ou seja, a ação de graças de seu amado Filho, nosso Senhor. Deus, Pai de bondade, alimenta e sustenta nossa vida com o Pão da Palavra e da Eucaristia. Nossa participação na mesa da Palavra se dá pela escuta amorosa, coração aberto, proclamação feliz da boa nova e acolhida da mensagem da salvação.
A mensagem da Palavra de Deus para hoje é um convite generoso a adentrarmos no mistério do desígnio de amor de Deus Pai que nos enviou o seu Filho para completar o tempo da salvação. Jesus é o novo profeta que não só anuncia o reino, a conversão, como fez Jonas (primeira leitura), mas cumpre o que anuncia. Por isso que na proclamação que Jesus faz no início de seu ministério público começa dizendo: “o tempo se cumpriu, o Reino já chegou”. Quando foi que o tempo se cumpriu e o Reino chegou? Com a vinda e a ação de Jesus. Ele é o cumpridor de todas as promessas e com ele foi inaugurado o reino de Deus. Ele nos comunica o amor do Pai e todos são destinatários desse Reino novo que ele veio inaugurar.  O que fazer para entrar nessa dinâmica do Reino? São necessárias algumas disposições, e o texto do evangelho nos aponta isso.
Convertei-vos – Para viver a dinâmica do Reino que Cristo veio iniciar, alguma coisa em nós precisa mudar. Nunca estamos prontos, acabados, mas nos fazendo sempre. É preciso mudar nossa maneira de olhar o mundo, as pessoas, as situações desafiadoras, nossos medos. Jesus nos diz que é necessário um metanóia, ou seja, uma mudança de mentalidade.
Crede no evangelho – Acreditar no Evangelho que é muito mais que um texto sagrado. A palavra Evangelho significa boa nova, notícia boa. Em nosso dia a dia, viver, estamos carentes de boas novas que nos alegrem. Falta mais fé no evangelho que é concreto, real.
Deixar tudo – No Evangelho, Pedro e André deixaram suas redes, seus projetos, seus amigos, a associação de pescadores que eles tinham. Deixaram para seguir Jesus por que viram que valia pena. Tiago e João foram mais ousados. Deixaram as redes desconcertadas, seus projetos, o velho pai Zebedeu, os empregados, o trabalho, enfim tudo para seguir Jesus.
Nós hoje somos os destinatários da pregação do Cristo e já ouvimos sua Palavra, somos chamados ao Reino novo da vida e da alegria. Nós também hoje queremos dizer nosso sim ao Senhor, nos convertendo, crendo no evangelho e deixando tudo para seguir seus passos e viver sua vida.

Padre Raimundo José
Pároco de São João XXIII 

Nenhum comentário:

Postar um comentário